Cândido Mota inicia segunda fase de vacinação contra sarampo

sarampo-sintomas2

A Secretaria de Saúde de Cândido Mota iniciou nesta segunda-feira, dia 18, a segunda fase da campanha de vacinação contra o sarampo. O foco são jovens de 20 a 29 anos, que devem ter duas doses da tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo). O público-alvo deve comparecer aos postos de saúde, com a carteirinha de vacinação, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose. É importante que os jovens aproveitem esta campanha exclusiva para eles.A vacina é a melhor forma de proteger a si próprio, sua família e amigos. O sarampo é uma doença infectocontagiosa provocada por um morbilivirus e transmitida por secreções das vias respiratórias, como gotículas eliminadas pelo espirro ou tosse. O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é cerca de 21 dias, mas a transmissão pode ocorrer seis dias antes do aparecimento do exantema (uma erupção geralmente avermelhada que aparece na pele devido à dilatação dos vasos sanguíneos ou inflamação) e estender-se até o quarto dia após os sintomas.

sarampo-sintomas1

A diretora do Departamento Talita Franciscani, informou que a vacinação no município está acontecendo em todas as unidades de saúde da cidade e distritos. “No calendário de vacinação de rotina, a primeira dose deve ser administrada a toda criança de 1 ano de idade e uma segunda dose a crianças de 15 meses. Adolescentes e adultos jovens até 29 anos devem ter duas doses da vacina, e adultos até 59 anos, uma dose”.

E prosseguiu Talita Franciscani: “Os profissionais de saúde e da educação devem ter duas doses da vacina tríplice viral. Recomenda-se que as crianças entre 6 meses a 11 meses sejam vacinadas com uma dose. É necessário ressaltarmos a importância da vacinação como medida mais eficaz contra a doença. Ela está disponível em todas as nossas unidades, basta levar a carteira de vacinação para verificação e o cartão SUS”.

Em Cândido Mota foram notificados 17 casos, sendo cinco positivados, cinco descartados e sete ainda aguardam resultados. “Infelizmente após ter sido considerado eliminado no Brasil, o sarampo voltou a registrar casos no país em 2018. O impulso para o retorno da doença foi a entrada de casos importados e a baixa cobertura vacinal no país. As pessoas com sintomas de sarampo devem procurar imediatamente as Unidades de Saúde ou a Santa Casa de Cândido Mota. Os sinais incluem febre e exantema (erupção geralmente avermelhada na pele), acompanhados de um ou mais sintomas como conjuntivite, tosse e coriza”, finalizou.

Horário das salas de vacina de segunda-feira a sexta-feira

• UBS Central: 8h às 17h.

• UBS Jardim Aeroporto: 8h às 17h.

• UBS São Judas: 9h às 16h.

• ESF Nova Alexandria: sextas feira das 9h às 16h.

• ESF Frutal do Campo: 8h às 15h.

• ESF Porto Almeida: 8h às 17h.

Comitiva de Cândido Mota busca recapeamento de vicinais na Secretaria de Transportes

audiencia vicinais1

O prefeito de Cândido Mota, Roberto Bueno, acompanhado do deputado estadual Ricardo Madalena e vereadores David de Oliveira, Lu Zanchetta e Odair Dalla Polla, esteve em audiência com secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, João Octaviano Machado Neto, e sua equipe técnica, na tarde da última terça-feira, 12. Na audiência, a comitiva solicitou o recapeamento das vicinais ‘Abílio Eugênio’ e ‘Natal Passarelli’.

O secretário João Octaviano destacou que o governador João Dória ‘ investirá na primeira fase R$ 2,8 bilhões entre recursos do Estado e de financiamentos internacionais em obras de 224 estradas vicinais, totalizando 2.600 quilômetros de vias recuperadas. Para que as obras sejam realizadas, é necessária a formalização de convênios entre o Governo do Estado e prefeituras. Os trâmites técnicos e a análise de documentação para celebração dos contratos estão a cargo do DER.

Cândido Mota já realizou os protocolos no DER das duas vicinais, a ‘Abílio Eugênio’ que liga o município ao distrito de Porto Almeida e a ‘Natal Passarelli’, que faz ligação com a Usina Pari. Ambas são prioridades para o trânsito de pessoas que utilizam essas importantes estradas e também para o transporte de veículos pesados, que fazem o escoamento de safra agrícolas da região.

Segundo o prefeito Roberto Bueno, a reunião foi muito positiva. “O secretário nos deixou bastante otimistas, considerando que o Governo do Estado vai desenvolver um programa de recuperação de vicinais importantes aos municípios, e estas duas que solicitamos, atende não só os que diariamente usam para transportes em geral, mas principalmente são importantes para o escoamento das nossas safras agrícolas, já que nosso município possui uma agricultura muito forte”, ressaltou.

audiencia vicinais2

E continuou: “Agradeço ao João Octaviano, ao deputado Ricardo Madalena pelo agendamento da audiência, e aos vereadores, que têm nos acompanhado na busca desta conquista, demonstrando a preocupação com essa causa, que é tão importante para o nosso município”, frisou Roberto Bueno.

Os vereadores que acompanharam a reunião também destacaram a importância da audiência com o secretário dos Transportes e sua equipe técnica. “Voltamos muito confiantes e esperamos em breve recebermos boas notícias. Queremos agradecer ao deputado Ricardo Madalena pelo apoio constante às nossas solicitações de agendas nas secretarias, ao prefeito Roberto Bueno e a Câmara Municipal, pela luta constante em busca dos recursos para esse recapeamento das vicinais”, disseram os vereadores Lu Zanchetta, Odair Dalla Polla e David de Oliveira.

audiencia vicinais3

« InícioAnterior12345678910PróximoFim »

Pesquisar Google

portal